quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gestão Tempo de Luta e Resistência toma posse no CFESS



15/05/2011
Gestão Tempo de Luta e Resistência toma posse no CFESS
Durante a cerimônia, foi lançado o vídeo sobre a luta pelas 30 horas

O Mesa da cerimônia de posse das novas gestões do CFESS e do CRESS 8ª Região-DF (foto: Rafael Werkema)

O fim de semana que comemorou o dia do/a assistente social (celebrado em 15 de maio) foi especial para o Conjunto CFESS-CRESS. No último sábado, dia 14 de maio, tomou posse no Conselho Federal a gestão Tempo de Luta e Resistência, para o triênio 2011-2014, presidida pela professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Sâmya Rodrigues Ramos.

Após um processo eleitoral democrático, o Conjunto CFESS-CRESS reforçou o compromisso ético com o direito do exercício do voto não obrigatório (uma vez que o CFESS é o único conselho de regulamentação profissional em que a diretoria é eleita pelos/as profissionais por meio do voto direto não obrigatório) e a categoria confirmou nas urnas a escolha da chapa Tempo de Luta e Resistência para a direção do CFESS nos próximos 3 anos.

Na ocasião, foi empossada também a chapa Democracia e participação: para fazer valer a sua voz, eleita para o CRESS 8˚ Região-DF, que será presidida pela  assistente social Cilene Braga. A cerimônia contou com a presença de representantes de outros conselhos de regulamentação profissional, bem como da presidente da ABEPSS, Cláudia Mônica dos Santos e do representante da ENESSO, Nilmar Santos.

A presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, faz o discurso de posse (foto: Rafael Werkema)
O representante da ENESSO compôs a mesa da cerimônia e foi o primeiro a falar, ressaltando o trabalho da gestão que se despediu. "Quero registrar que a gestão que finda sai vitoriosa, por todas as lutas empenhadas, pelas campanhas, pelas legislações que orientam a atividade dessa categoria, dentre todas outras tantas intervenções que fizeram crescer a luta pela materialização de nosso projeto profissional", afirmou.

Em seguida, a presidente da ABEPSS, Claudia Mônica dos Santos, destacou que, para a Associação, é um momento importante "por estarmos nos despedindo de uma gestão que, ao deixar o CFESS, registra ações significativas para nosso projeto ético-político". Para a presidente, "é o fim de uma gestão, mas não da luta desses sujeitos na busca pela emancipação de nossa sociedade".

Saudando a mesa, a ex-presidente do CRESS 8˚ Região-DF, Fernanda Fernandes, citou a parceria do Conjunto com a ABEPSSS e com a ENESSO como fundamental nessa luta por uma nova ordem societária com base nos princípios ético-políticos.  "Além disso, comemoro a vitoria das 30 horas semanais, toda a mobilização, o privilegio de organizar o CBAS em Brasília. Pudemos efetivar um processo participativo no CRESS-DF, reforçando a efetivação do exercício democrático do voto na nossa categoria. Parabéns às gestões que saem e sucesso às que chegam", discursou.

Para a ex-presidente do CFESS (gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta/2008-2011),  Ivanete Boschetti, "celebrar esse momento de passagem é, ao mesmo tempo, prazeroso e saudoso". Agradecendo a todos/as que apoiaram o Conjunto nessa caminhada dos últimos seis anos, da qual fez parte, e também aos/às trabalhadores/as do CFESS. "Com muita atitude critica, podemos dizer que avançamos na luta por uma sociedade emancipada, justa e livre", resumiu. Ivanete falou também da Campanha "Educação não é fast-food: diga nao para  a graduação à distancia em Serviço Social", lançada pelo Conjunto na última sexta-feira, dia 13, bem como lançou o vídeo sobre a luta pelas 30 horas semanais sem redução salarial para assistentes sociais, exibido para o público após sua fala.

Os/as conselheiros/as da nova gestão do CFESS, para o triênio 2011-2014 (foto: Rafael Werkema)

Já empossada, a presidente do CRESS-DF, Cilene Braga cumprimentou os/as presentes, agradecendo aos/às integrantes da chapa da qual faz parte e parabenizou a todos/as que transmitiram a gestão. "É com vocês, com os/as funcionários/as de nosso regional, sempre conosco nessa luta, que poderemos assumir essa gestão com base na  pluralidade, na gestão colegiada, na qualidade do atendimento, para o fortalecimento de nosso projeto ético-político"

Com muita emoção, a nova presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, iniciou sua fala agradecendo a presença dos pais e fazendo um breve balanço da atuação do Conjunto CFESS-CRESS nos últimos anos. "A emoção que predomina neste momento é a de pertencimento ao gênero humano e ao de sujeitos que fazem história. São mais de 30 anos de construção desse projeto que traz as marcas e particularidades de profissionais que ousam construir estratégias de luta e resistência a essa realidade contraditória ditada pelo capital, a qual combatemos", destacou.

Segundo a nova presidente do CFESS, a chapa Tempo de Luta e Resistência (2011-2014) fortalecerá a continuidade das ações que fazem parte da agenda do Conjunto. "Nosso compromisso é de continuidade com a atuação política, com as estratégias de luta em curso e com os desafios que virão". Por fim, fez menção à gestão que findou. "Esses/as companheiros/as deram uma enorme contribuição às lutas desta profissão, deixando conquistas importantes e inesquecíveis, que entrarão para a história. Sucedê-los/as aumenta nossa responsabilidade de prosseguir nas lutas e também nos encoraja", concluiu.

Ainda nesta semana, o vídeo sobre a luta pelas 30 horas semanais estará disponível no site do CFESS.

Saiba quem compõe a gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)

Leia a mensagem de despedida da gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta (2008-2011)

Conheça a Campanha Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823Assessoria de Comunicaçãocomunicacao@cfess.org.br