domingo, 6 de março de 2011

NOSSAS PROPOSTAS

Prezad@s Assistentes Sociais,
Como é de conhecimento, estamos em Processo Eleitoral para a composição da nova Diretoria do CRESS 21ª Região/MS, um momento de plena democracia entre os nossos pares, onde debateremos ideias e propostas para a nova gestão do Triênio 2011/2014. Apresentamos agora, nossa Chapa e nossas Propostas, convidando-o (a) desde já, a participar desse pleito.
Somos um grupo de profissionais que se identifica com a luta da classe trabalhadora. Reafirmamos o compromisso maior da defesa intransigente dos direitos humanos e da recusa do arbítrio e do autoritarismo. Formamos uma chapa de assistentes sociais que se pauta pelos princípios do Código de Ética Profissional, dentre os quais destacamos o pluralismo democrático e liberdade ideológica.
Ressaltamos a necessidade urgente de reconhecer as diversas correntes de movimentos civis e políticos de defesa da democracia, concebida não apenas no período eleitoral, mas sim como um território fértil de possibilidades de manifestações que traduzem sentimentos e representações sociais diversificadas.
Acreditamos e defendemos o debate amplo, transparente e ético, onde haja respeito político e profissional. Há muito a ser feito, e reconhecemos que há uma estrada que precisa ser revista e trilhada para enfrentarmos desafios ainda não superados.
Entendemos que estamos em pleno ápice da nossa maturidade profissional e em pleno gozo da expressão das nossas ideias políticas, de modo responsável e consciente.
Queremos discutir as demandas e o cotidiano das intervenções junto aos profissionais. Faz-se necessário realizar um diagnóstico das condições de trabalho e salários dos assistentes sociais, criando e fortalecendo fóruns regionais (os quais devem contemplar todos os municípios do Estado), sobre o mundo do trabalho envolvendo as fontes empregadoras dos profissionais bem como a participação da nossa categoria nos conselhos de políticas publicas e direitos.

O poeta Cazuza disse:

“O tempo não pára”. Temos que reagir e acompanhar organicamente os movimentos sociais e políticos, sem hesitação e preconceito de conhecer o diverso.

Vamos abrir as portas do CRESS para todas as demandas da classe! Venha discutir conosco!

FISCALIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTO

 Acreditamos ser prioritário discutir o cotidiano da ação profissional não só em grandes eventos, mas estimular o debate em círculos de assistentes sociais nos seus locais de trabalho e/ou em espaços consorciados, aproximando os profissionais dos municípios que tem as mesmas demandas e que buscam o fortalecimento de suas identidades e respeito institucional.

 Promover a divulgação da profissão destacando o papel do Serviço Social na sociedade bem como fortalecendo sua identidade.

 Criar no âmbito regional o observatório da implantação das 30 horas com vistas a efetivar o cumprimento da Lei Federal.

 Fortalecer a política de fiscalização, no que se refere ao número de fiscais, de acordo com a demanda do Estado, atuando de forma preventiva.


ADMINISTRAÇÃO E FINANÇA

 Transparência na apresentação da Prestação de
Contas junto à categoria, por meio das reuniões do Conselho Pleno, Assembléia e Publicação no site CRESS.

 Realizar o planejamento das ações do CRESS de forma participativa, visando otimizar a gestão administrativa e financeira.

 Buscar uma reaproximação com os profissionais afastados, revendo débitos, tratando situações disciplinares, resgatando sua participação junto ao CRESS.

COMUNICAÇÃO

 Intensificar o intercâmbio entre o CRESS e os profissionais, fortalecendo a interlocução com a sociedade e promovendo inserção junto à mídia.

 Fomentar junto às universidades e nos encontros da categoria e dos estudantes, ações que fortaleçam a identidade do Serviço Social.

 Ampliar os canais de interação do CRESS com os profissionais utilizando diversos recursos: Boletim Eletrônico, sites, blogs e outras ferramentas disponíveis, inclusive em redes sociais.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 Promover cursos descentralizados, com maior alcance e acessibilidade aos assistentes sociais através de temas de interesse geral da categoria, mas também aos assuntos específicos vivenciados pelos mesmos no seu dia-a-dia de trabalho.

 Organizar núcleos de estudo com o objetivo de retomar a discussão do Projeto Ético Político a partir das diversas áreas de atuação e do perfil da categoria.

 Discutir junto às Universidades, Faculdades e Centros Universitários a situação da formação profissional desencadeando um processo de avaliação da qualidade dos cursos, incluindo a pós-graduação.


DEFESA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

 Defesa do Estado ético e democrático de direito.
 Retomar a inserção do CRESS nos Fóruns e Conselhos de Políticas e Direitos.
 Fortalecer a atuação dos assistentes sociais nos Fóruns e Conselhos de políticas públicas.
Participe!!!
Contamos com seu voto para juntos, realizarmos uma administração pautada na ética, transparência e na luta constante em prol do Serviço Social.